Alunos do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista visitam a Seção de Música José Geraldo de Souza do MOSB

04/05/2017

No dia 29 de abril a Seção de Música José Geraldo de Souza do Museu da Obra Salesiana no Brasil- MOSB recebeu o primeiro grupo de visitantes acompanhados de seus professores Dr. Paulo Castagna, Dr. Fernando Binder e da musicóloga Jéssica Rocha. O primeiro é docente e pesquisador do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) desde 1994, colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001 e pesquisador do CNPq desde 2007. Dr. Fernando tem como principal campo de interesse a pesquisa da música brasileira dos séculos XVIII e XIX nas áreas de Musicologia Histórica, Arquivologia Musical e Organologia, com destaque para as atividades como editor de música sacra e instrumental. Como editor trabalhou nos projetos Acervo da Música Brasileira, Restauração e Difusão de Partituras - Museu da Música de Mariana (2003) e do Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro (2009). Entre 2007 e 2010 trabalhou para o MOSB como Coordenador do Projeto de Revitalização e Organização do Acervo de Música e em 2015 como responsável técnico na implantação da Seção de Música resultado da premiação recebida da Secretaria da Cultura de São Paulo através do ProAc. Jéssica fez parte da equipe de higienização e conservação preventiva que preparou o acervo para o arquivo.

Para o museu, a visita foi muito importante não só para divulgar a existência de um acervo que forma um verdadeiro espelho da vida musical paulistana do final do século XIX até  meados do século XX quanto tornar público que a Seção de Música do MOSB  preserva fontes que demonstram outras concepções para o ensino musical importantes para a elucidação de projetos de educação musical distintos do orfeonismo.