Jovens vocacionados no MOSB

29/08/2016

No último sábado, 27 de agosto, um grupo de 15 jovens, juntamente com o Pe. Tiago Eliomar G. de Morais, Responsável pela Animação Vocacional e Missionária da Inspetoria Salesiana de São Paulo, visitaram o MOSB, com a recepção da responsável pelo educativo e comunicação do MOSB, Flaviana Souza, como parte do encontro que aconteceu no CEJUS - Centro de Espiritualidade Juvenil Salesiana, no final de semana. Estes jovens pertencem ao grupo de Vocacionados, ou seja, jovens que estão em busca de sua vocação, decidindo, com apoio multidisciplinar dos salesianos, se entrarão para o seminário.

A visita, que teve duração de duas horas, explorou todos os espaços da exposição onde foram compartilhadas informações e questionamentos para que juntos, educadora e jovens, construíssem o verdadeiro conhecimento sobre a obra salesiana no Brasil.

Como bem observou o Pe. Tiago, no museu “pudemos perceber a densidade de riquezas de acontecimentos e pessoas que construíram com muito custo o que hoje se reconhece por Inspetoria Salesiana de São Paulo. Foi unânime o sentimento de que é muito importante guardar este legado histórico para darmos a devida continuidade e dinamismo conforme os tempos. Ter a oportunidade de rememorar feitos heroicos de nossos antecessores é sempre um momento singular para revigorarmos nossas convicções carismáticas. Por fim, sentiu-se também o quão importante é registrar bem o presente para a construção da história.”

O término da visita foi marcado com um dos jogos que fazem parte do educativo da exposição, o Dominó. Nesse jogo de quatorze peças, o visitante deve associar uma descrição a uma imagem de um objeto da exposição, a uma data ou a um salesiano que foi destacado durante o percurso. É uma revisão descontraída de todo conteúdo que foi trabalhado na exposição.

Fotografia: Pe. Tiago Morais