MOSB visita a Discoteca do Centro Cultural São Paulo

01/08/2016

Na manhã do dia 1º de agosto, a equipe do MOSB que está trabalhando no projeto prêmio do ProAC 2015 visitou o Centro Cultural São Paulo - CCSP para conhecer sua Discoteca e os processos de higienização, catalogação e digitalização do acervo.

“Concebida em 1935 por Mário de Andrade, enquanto ele esteve à frente do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, a Discoteca Oneyda Alvarenga (antiga Discoteca Pública Municipal) é um centro de informação especializado em música. Em 1982, depois de passar por várias sedes, a Discoteca foi transferida para o Centro Cultural São Paulo. Os serviços oferecidos pela Discoteca são: empréstimo de livros, empréstimos especiais a instituições, atendimento a pesquisas pontuais via telefone e e-mail, audição de discos e CDs, plataforma Paradas Sonoras. O acervo é composto de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira, disponível para consulta e audição. São discos de 78rpm, 33rpm e CDs, além de partituras, periódicos e livros de música. Destaca-se, entre outras, a coleção brasileira de discos 78rpm - a Discoteca possui a maioria destes discos gravados no Brasil” (CCSP).

A visita técnica foi guiada pelo funcionário responsável pela digitalização do acervo Ivamilto Couto. A equipe pode conhecer todos os equipamentos utilizados durante todo o processamento do acervo, desde a higienização até a difusão do material, e sanar dúvidas acerca desses processos.

O acervo de música do MOSB possui pouco mais de mil discos que fazem parte do projeto prêmio do ProAC e a visita teve como objetivo a busca por conhecimentos e técnicas possíveis de serem aplicadas a esse acervo. Todos os discos serão catalogados e aqueles de maior relevância, ou seja, que são encontrados com maior dificuldade em outros acervos serão digitalizados e o acesso aberto em breve aos pesquisadores e interessados que agendarem visita ao MOSB.

CCSP: http://www.centrocultural.sp.gov.br/