© 2015 Museu Salesiano. Todos os direitos reservados.

 

Alameda Dino Bueno 285/353, Campos Elíseos, São Paulo - SP | Brasil CEP:01217-000

+55 11 3337-2916

museu@salesianos.com.br

Atendimento de terça a sexta-feira das 9h às 16h.

Realização

Apoio

Mediação Cultural e Inovação Social: Workshop do Sesc SP

05/07/2016

 

Existem novos conceitos que fazem parte da Nova Museologia e que ainda são embrionários no Brasil, como por exemplo, o de Mediação Cultural e Inovação Social temas abordados na II Edição do Workshop Espaços de Memória e Cultura: da mediação cultural à inovação social. O curso oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo deriva da união do Museu da Pessoa ao Musées de la Civilisation, do Quebéc, Canadá.

 

“Diversas instituições culturais hoje, que não incluem apenas os museus, mas também as do patrimônio, os centros culturais, os centros comunitários e as bibliotecas públicas, optam por desenvolver ferramentas que visem a inovação social dessas instituições. Esse Workshop irá abordar as intersecções entre instituições culturais, mediação cultural e inovação social. Esta edição irá analisar a forma como as organizações culturais passaram da mediação cultural à inovação social para criar valor social.” Sesc São Paulo

 

Foram oferecidas 50 vagas para todo território nacional e com repercussão internacional, sendo que parte das vagas foram destinadas a instituições específicas. O processo seletivo requisitou envio de currículo e análise de carta de motivação e o MOSB conseguiu participar por meio de sua educadora, Flaviana Souza.

 

O Workshop foi elaborado contemplando momentos de palestras e trabalho em equipe onde os participantes visitarão e analisarão 10 instituições culturais. A equipe da qual o MOSB participa é composta por Sônia London, diretora executiva do Museu da Pessoa, Elcy Arruda, educadora do Centro Cultural da Juventude e pelo professor argentino Emiliano Polcaro, que participou da primeira edição e tem o objetivo de levar o formato do Museu da Pessoa para Buenos Aires. A instituição a ser analisada pelo grupo é o museu-casa Casa Guilherme de Almeida e a visita será no próximo dia 7. O workshop irá até 9 de julho.

 

Sobre os palestrantes:

 

Danilo Santos de Miranda - Filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural e Diretor Regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo e conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Conselho Nacional de Política Cultural e Cultura Contemporânea. 

 

Mathieu Viau-Courville - Ph.D. da Escola de Estudos Artes Mundiais e Museologia da Universidade de East Anglia, Reino Unido. Trabalha no Musées de la civilização desde 2011 como pesquisador e coordenador científico, tendo realizado trabalhos no Museu Nacional de Arqueologia, em La Paz, na Bolívia (2004-2009) e um período como pesquisador do Departamento de Antropologia Social da Universidade Autónoma de Barcelona (2010 -2011).

 

Iñaki Arrieta Urtizberea - Doutor em Antropologia social e cultural, professor no Departamento de Filosofía dos valores e Antropologia Social da Universidade do País Basco, Espanha. Suas linhas de investigação são: museus, o patrimonio cultural e as políticas culturais. Membro dos seguintes grupos de investigação: "Patrimonialización y redefinición de la ruralidad: nuevos usos del patrimonio local" (Universidad de Barcelona), "Patrimonio construido" (Universidad del País Vasco) y"Villes: espaces, cultures et sociétés" (Université du Quebec à Montréal). Publicou várias obras que podem ser consultadas no endereço da web do Servicio Editorial de la UPV/EHU.
 
Mário de Souza Chagas - Poeta, museólogo, professor da UNIRIO mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais. É um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus, do Cadastro Nacional de Museus, do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal e do Instituto Brasileiro de Museus.
 
Karen Worcman - Historiadora, formada pela UFF e pós- graduação em Lingüística pela UFRJ. Fundadora e diretora do Instituto Museu da Pessoa, desde 1991.
 
Please reload

Notícias Recentes

29/08/2019

Please reload

Arquivo
Please reload