Confecção de caixas para acondicionamento de acervo musical

Rolos de organola (organola é órgão mecânico como a pianola capaz de reproduzir a música registrada em um papel perfurado, com princípio semelhante ao mecanismo existente nas caixinhas de música) fazem parte do acervo de música do MOSB e hoje os estagiários e a responsável pelo projeto ProAC confeccionaram embalagens apropriadas para o acondicionamento dessa coleção de 57 itens.

“O propósito do acondicionamento é o de guardar, proteger e facilitar o manuseio do material que compõe um acervo ou uma reserva técnica. Pelo fato de cada instituição possuir uma política financeira, uma proposta de tratamento, além de objetos de materiais, tamanhos e dimensões díspares que devem ser preservados, não há uma receita pronta para o acondicionamento perfeito, cada caso deve ser analisado isoladamente, para se alcançar o objetivo de proteger o material. É necessário, então, conhecer profundamente o acervo: a localização do prédio; o espaço que abriga a reserva técnica; o objeto a ser preservado.” (BRITO,2010)

As caixas foram confeccionadas de acordo com os tamanhos dos rolos, podendo armazenar três ou quatros rolos por embalagem, garantindo que os objetos sejam salvaguardados da forma correta. O material escolhido assegura que não haja a possibilidade de reações químicas e físicas que prejudiquem o acervo, portanto, foi utilizado papel neutro, paspatur (passe-partout), papel cartão duplex, papelão para base e fitas.

A experiência de trabalhar com diversos tipos de materiais e aprender formas e técnicas para acondicionar um objeto de coleção é importante para os estagiários, pois, eles acabam tomando conhecimento de todo trabalho que existe por trás da liberação do material para pesquisa, tanto em museus, como em arquivos e bibliotecas. Desenvolve o reconhecimento do patrimônio e a importância de sua preservação e esse aprendizado será retransmitido por eles em seu círculo de relacionamentos pessoais e profissionais e torna-se uma corrente de difusão.

Também é possível por meios dessas ações trabalhar com os estagiários noções da relação necessidade do acervo versus possibilidade financeira. É importante compreender que no segmento cultural existe uma dificuldade muito grande em conseguir preservar o patrimônio devido o alto custo de material e equipamento apropriado para a salvaguarda e que as instituições culturais veem conseguindo contornar essa situação com o uso de muita criatividade e habilidade.

BRITO, Fernanda. Confecção de embalagens para acondicionamento de documentos. Associação de Arquivistas de São Paulo - ARQ­SP. 2010.

Projeto ProAC?

Para saber mais sobre o Projeto ProAC veja nossa matéria anterior: MOSB assina contrato com a Secretaria da Cultura​