MOSB no 8º Encontro Paulista de Museus

16/06/2016

Nos dias 13, 14 e 15 de junho aconteceu a oitava edição do Encontro Paulista de Museus, evento que reúne representantes de museus do estado todo e alguns de fora para assistirem mesas sobre um tema em comum, em 2016 o tema foi “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”.

Todo ano o evento conta a participação do diretor do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus-São Paulo) Davidson Kaseker e da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico  Renata Motta além de pessoas de renome nacional e internacional no âmbito dos museus que compartilham com os espectadores suas experiências e dificuldades.

Neste ano os destaques foram as falas de Edmon Castell, professor do Curso de Museologia da Universidade Nacional da Colômbia e criador do Sistema de Museus e Patrimônio; John Orna-Ornstein, diretor do Arts Council England; Mathieu Viau-Courville, pesquisador e coordenador científico do Musées de La Civilisation de Quebéc, Canadá; e Sharon Heal, diretora do Museums Association.

Seguindo o tema do encontro, Edmon Castell problematiza quando diz que “tudo que não se conecta desaparece”. E como resposta, interligando a conexão com o público, John Orna-Ornstein sugere que “o museu se adapta ao que as pessoas querem encontrar” e isso torna o público cativo desse equipamento cultural. Trazendo uma visão mais empreendedora, para John é preciso “criar conexões profundas com a comunidade, o público alvo”.

O professor da UniRio e atuante em museus de comunidade Mário Chagas, defende que os museus devem ser tidos como “espaços de relação, não acumulação”. Preocupação que também atinge Mathie quando este questiona “como romper as fronteiras entre artistas e comunidades?”.

Para assistir todas as mesas do encontro, basta acessar o site Fórum Permanente, lá também é possível ter acesso aos vídeos dos sete encontros anteriores. http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/encontros-paulista-de-museus/8epm/