Monumentos ou Estátuas?

06/08/2015

Os alunos do 4º ano do Liceu Coração de Jesus discutiram em atividade realizada pela responsável pelo educativo e comunicação do MOSB, Flaviana Souza, as semelhanças e diferenças dos termos “monumentos”, “estátuas” e “escultura”, em uma aula em parceria com o Museu da Obra Salesiana no Brasil. As aulas aconteceram entre os dias 6 e 7 de maio, no pátio do colégio, diante da estátua de Dom Bosco, aproveitando o ano do bicentenário.
Ao estudar sobre monumentos no livro de história, muitos questionamentos surgiram: as estátuas de museu são monumentos? Existem monumentos em lugares privados? A proposta do MOSB foi ensinar aos alunos como encontrar essas respostas.
Foi uma aula multidisciplinar na qual diversas áreas puderam ser abordadas, além da própria história. Os alunos tiveram contato com a história da arte por meio de fotografias de estátuas e monumentos de diversas épocas; com o português quando se abriu a discussão sobre o que é o concreto e o que é o abstrato; e até o equilíbrio entre a sexualidade e a arte, já que muitas das obras de arte representam corpos nus.
A cada vez mais fica explícito o aproveitamento do estudante quando entra em contato com a matéria estudada de forma prática. A parceria entre museu e colégio, que já está em seu segundo ano, gerou somente frutos positivos para ambos: o museu conseguiu cumprir o seu papel social como agente fomentador de conhecimentos e questionamentos; e os alunos, além de poderem absorver conhecimento dentro de uma educação não-formal, divertiram-se e aprenderam de modo descontraído.

20/03/2020