Atividades no MOSB complementam aprendizado de alunos

O MOSB segue abrindo suas portas e reforçando sua parceria com as escolas salesianas, em especial o Liceu Coração de Jesus, que pela proximidade física, aproveita a estrutura para complementar o aprendizado de seus alunos.

1º Ano - Reciclagem

Ainda embasados no tema “lixo e reciclagem” que vem sendo trabalhado no Complexo Salesiano de Campos Elíseos pelo MOSB, pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Liceu e pelo Colégio Liceu Coração de Jesus, os alunos dos primeiros anos do colégio participaram de duas atividades em parceria com o museu.

Na primeira atividade, que aconteceu no dia 2 de junho, os alunos foram ao laboratório de informática reforçar seus conhecimentos sobre reciclagem com jogos interativos no computador. Já no dia 23 de junho eles aprenderam a transformar uma garrafa PET em dois objetos de uso para o dia a dia: um amplificador de som e um suporte de celular para colocar na tomada enquanto o aparelho carrega a bateria.

Para o MOSB, trabalhar temas como esse, que parecem distintos a realidade de um museu é realizador, pois, reafirma a intenção da instituição que é comprovar que um museu faz parte do cotidiano da sociedade e deve ser visto dessa forma, como um espaço feito para a sociedade se identificar, aprender e se divertir.

4º Ano - Cadeia Alimentar e Desequilíbrio Ecológico

Nos dias 15 e 22 de junho, os alunos dos quartos anos do Liceu Coração de Jesus participaram mais uma vez do projeto “Aula no Museu”. O tema da aula foi “Cadeia alimentar e desequilíbrio ecológico”. Esta foi a primeira vez que o MOSB trabalhou o tema.

O assunto, que já havia sido introduzido aos alunos na mostra de animais em extinção para a 13ª Semana de Museus, contou com o auxílio da conhecida divisão teoria e prática. Primeiro os alunos tiveram uma revisão sobre cadeia e teia alimentar em que termos novos foram apresentados como ecossistema terrestre e aquático, seres autótrofos e heterótrofos. No segundo momento, a prática foi aplicada com a composição de uma teia alimentar feita com os próprios alunos, já que cada um era um elemento dessa grande teia (plantas, animais e bactérias) e se interrelacionavam por meio de fios.

Em um terceiro momento, as salas foram dividas em grupos e cada aluno recebeu dois textos. Um sobre desequilíbrio ecológico e outro sobre um caso de desequilíbrio diferente por grupo. Após discutirem sobre o que é desequilíbrio ecológico, cada grupo apresentou para os demais colegas sobre qual caso seu texto tratava, quem era o elemento intruso que ocasionou o desequilíbrio, qual foi a ação responsável pela introdução desse elemento entre outros aspectos.

As atividades forma planejadas e executadas pela responsável pelo educativo e comunicação do MOSB, Flaviana Souza.