Crianças do Liceu Coração de Jesus conhecem o MOSB

18/06/2015

Os alunos da educação infantil do Liceu Coração de Jesus visitaram o Museu da Obra Salesiana no Brasil no dia 17 de junho. A visita faz parte das atividades educativas do museu e uniu dois projetos: exposição “200 anos do nascimento de Dom Bosco” e “Aula no Museu”.

Infantil III

Para os estudantes do Infantil III foi preparada uma aula sobre índios, tema trabalhado no material da Rede Salesiana de Escolas. Os pequenos foram recebidos com música indígena e puderam manusear peças que fazem parte da coleção pessoal das funcionárias do museu sentindo texturas e cheiros e observando cores, formatos e desenhos. A seguir, foram pintados com as cores vermelha e preta, simbolizando o uso do urucum e genipapo/carvão. Na terceira parte da atividade os alunos escutaram a lenda “d’O nascimento das estrelas” e acompanharam a narração observando desenhos das cenas. Para o encerramento, se organizaram para dançar o “Jure”, a dança da cobra. Percorreram os espaços do museu e terminaram na vitrine da exposição onde estão os objetos indígenas do acervo do Museu das Culturas Dom Bosco – MS.

Infantil I e II

Os alunos dos primeiros anos da Educação Infantil participaram da aula “Primeiros passos no museu”. Conversaram sobre os diversos tipos de objetos que podem ser guardados em um museu e puderam manuseá-los com o uso de luvas, pois, compreenderam a importância de se proteger o acervo de possíveis danos ocasionados pelo contato direto com o objeto. Entre os objetos manuseados estavam telefones antigos, rochas, animais taxidermizados, artefatos indígenas e um esqueleto de resina.

As atividades foram planejadas e executadas responsável pelo educativo e comunicação do MOSB, Flaviana Souza