© 2015 Museu Salesiano. Todos os direitos reservados.

 

Alameda Dino Bueno 285/353, Campos Elíseos, São Paulo - SP | Brasil CEP:01217-000

+55 11 3337-2916

museu@salesianos.com.br

Atendimento de terça a sexta-feira das 9h às 16h.

Realização

Apoio

Salesianos

Fundada por São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, a Sociedade Salesiana é atualmente a maior instituição missionária da Igreja Católica sendo a segunda maior Congregação Religiosa do mundo.

 

Os salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 130 países atendendo milhões de jovens em suas obras sociais, escolas, universidades, paróquias e missões. Possuem cerca de 400.000 membros incluindo os sacerdotes, coadjuntores, irmãs salesianas, ex-alunos e cooperadores.

Mapa dos Salesianos pelo mundo.

Salesianos em Números

 

15.560 membros (sacerdotes e coadjuntores)

Presentes em 131 países

Com 89 inspetorias

Divididas em 8 regiões

e em 30 grupos da Família Salesiana

Salesianos no Brasil

A primeira casa salesiana no Brasil foi fundada em 1883 em Niterói, Rio de Janeiro. A partir dessa data passaram a desbravar o país com a intenção de atender cada vez mais os jovens e com o novo propósito de zelar. a pedido do governo, pelos nativos que no final do século XIX já sofriam com a dizimação de suas tribos.

 

Os principais marcos dessa história estão representados na linha do tempo que originou a logomarca do museu.

Atualmente os salesianos estão presentes em 21 estados e no Distrito Federal, atendendo com suas obras 85 cidades.

Clique na imagem para ampliar.

Estão divididos em seis inspetorias no território nacional:

 

Inspetoria São João Bosco com casas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás, em Tocantins e no Distrito Federal;

 

Inspetoria São Domingos Sávio responsável pelo Amazonas, Pará, Acre e por Rondônia;

 

Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório com casas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Noroeste de São Paulo;

 

Inspetoria São Luís Gonzaga responsável por Pernambuco, pela Bahia, pelo Ceará, Rio Grande do Norte, por Sergipe e Alagoas.

 

Inspetoria São Pio X com casas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;

 

Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora responsável por São Paulo (com exceção do noroeste do estado), incluindo o MOSB.

Durante esses mais de 130 anos de presença salesiana no Brasil muitas são as relevâncias de sua atuação na história do país. A dedicação aos estudos e pesquisas colocaram os salesianos em pontos de destaque sendo seu pioneirismo no ensino e nos trabalhos missionários com os índios determinantes para o desenvolvimento do país.

 

Pode-se destacar o ótimo e estreito relacionamento dos salesianos com o Imperador e a Princesa Isabel; o fato de a primeira escola de artes dramáticas de São paulo, assim como uma das primeiras salas de cinema, senão a primeira, terem sido no colégio salesiano Liceu Coração de Jesus; o importante entomólogo salesiano João Falco SDB responsável pela descoberta no Pantanal da borboleta Morphidae: morpho menelaus matossensis; o também salesiano, José Geraldo de Souza, que foi um dos musicólogos mais importantes da história da música sacra, sendo inclusive o primeiro a ter diploma de doutor em música na América Latina; a abolição do uso da palmatória no país considerando a educação.

Mapa Brasil.jpg