Salesianos

Fundada por São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, a Sociedade Salesiana é atualmente a maior instituição missionária da Igreja Católica sendo a segunda maior Congregação Religiosa do mundo.
Os salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 130 países atendendo milhões de jovens em suas obras sociais, escolas, universidades, paróquias e missões. Possuem cerca de 400.000 membros incluindo os sacerdotes, coadjuntores, irmãs salesianas, ex-alunos e cooperadores.
Mapa dos Salesianos pelo mundo.
Salesianos em Números
15.560 membros (sacerdotes e coadjuntores)
Presentes em 131 países
Com 89 inspetorias
Divididas em 8 regiões
e em 30 grupos da Família Salesiana
Salesianos no Brasil
A primeira casa salesiana no Brasil foi fundada em 1883 em Niterói, Rio de Janeiro. A partir dessa data passaram a desbravar o país com a intenção de atender cada vez mais os jovens e com o novo propósito de zelar. a pedido do governo, pelos nativos que no final do século XIX já sofriam com a dizimação de suas tribos.
Os principais marcos dessa história estão representados na linha do tempo que originou a logomarca do museu.

Atualmente os salesianos estão presentes em 21 estados e no Distrito Federal, atendendo com suas obras 85 cidades.
Clique na imagem para ampliar.
Estão divididos em seis inspetorias no território nacional:
Inspetoria São João Bosco com casas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás, em Tocantins e no Distrito Federal;
Inspetoria São Domingos Sávio responsável pelo Amazonas, Pará, Acre e por Rondônia;
Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório com casas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Noroeste de São Paulo;
Inspetoria São Luís Gonzaga responsável por Pernambuco, pela Bahia, pelo Ceará, Rio Grande do Norte, por Sergipe e Alagoas.
Inspetoria São Pio X com casas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;
Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora responsável por São Paulo (com exceção do noroeste do estado), incluindo o MOSB.
Durante esses mais de 130 anos de presença salesiana no Brasil muitas são as relevâncias de sua atuação na história do país. A dedicação aos estudos e pesquisas colocaram os salesianos em pontos de destaque sendo seu pioneirismo no ensino e nos trabalhos missionários com os índios determinantes para o desenvolvimento do país.
Pode-se destacar o ótimo e estreito relacionamento dos salesianos com o Imperador e a Princesa Isabel; o fato de a primeira escola de artes dramáticas de São paulo, assim como uma das primeiras salas de cinema, senão a primeira, terem sido no colégio salesiano Liceu Coração de Jesus; o importante entomólogo salesiano João Falco SDB responsável pela descoberta no Pantanal da borboleta Morphidae: morpho menelaus matossensis; o também salesiano, José Geraldo de Souza, que foi um dos musicólogos mais importantes da história da música sacra, sendo inclusive o primeiro a ter diploma de doutor em música na América Latina; a abolição do uso da palmatória no país considerando a educação.