© 2015 Museu Salesiano. Todos os direitos reservados.

 

Alameda Dino Bueno 285/353, Campos Elíseos, São Paulo - SP | Brasil CEP:01217-000

+55 11 3337-2916

museu@salesianos.com.br

Atendimento de terça a sexta-feira das 9h às 16h.

Realização

Apoio

Introdução aos Arquivos Permanentes

O presente curso é uma parceria entre o Museu da Obra Salesiana no Brasil e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo -  Unisal. Tem por finalidade apresentar conceitos e teorias para a organização, conservação e recuperação da informação dos acervos documentais em Arquivos Permanentes. Como espaço de armazenamento e cultural os arquivos permanentes são lugares de constante análise para historiadores e demais pesquisadores.  Com isso, conhecer o funcionamento e a organização dos Arquivos Permanentes auxilia na criação de instrumentos para ampliar uso das fontes históricas no apoio didático ou como elementos da pesquisa.

Objetivos 

Introduzir o discente aos estudos sistemáticos e racionais da organização e recuperação da informação nos Arquivos Permanentes, no âmbito da utilização dos instrumentos de pesquisas, priorizando a reflexão crítica e os métodos de processos para a preservação e acondicionamento das fontes históricas.

Professor 

Me. Jean Marcel Caum Camoleze

Gestor Público, Educador e Historiador, doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Atuou como Professor da rede pública do Estado de São Paulo, Colégio Integrado Objetivo de Jarinu

Atualmente leciona a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Campo Limpo Paulista Pesquisador na área de Organização Arquivística, Memória, Cultura e Sociedade, Tipologia Documental e Produção Documental. Também é membro do Fórum Permanente de Debate entre Educação e Cultura do MinC.

 

Link para CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/2523337203830340

Aula  I – Fundamentação conceitual e teórica

1.A necessidade e utilidade das práticas arquivísticas.

2.Dimensões e Perspectivas da Teoria dos Arquivos Permanentes.

Aula II – Demonstração empírica e produção acadêmica

1.Práticas de preservação, acondicionamento e recuperação da informação

2.Apresentação dos modelos de instrumentos de pesquisa

Sábados

14 e 28/03/2020 (aulas quinzenais)

Horário 8h30 às 17h30

Investimento R$ 200,00

 

Maiores informações: museu@salesianos.com.br