INTRODUÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL TÊXTIL ECLESIÁSTICO - AULA REMOTA (online)

Professora: Me. Rosângela Aparecida da Conceição

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9882618757051498

Duração do Curso

De 05/09/2020
a 24/10/2020

Horário das Aulas

Sábados, das 14h às 16h30

R$ 300,00 até 20 de agosto - R$ 400,00 a partir de 20 de agosto

De 31/07/2020 a 01/09/2020

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos, vimos o surgimento de espaços expositivos ou a constituição de museus eclesiásticos, resultantes do entendimento da Santa Sé quanto a preservação de seu patrimônio religioso-artístico, cuja dimensão e tipologia são variadas. Nesse contexto, os paramentos litúrgicos, entre outras peças têxteis, são expostos, mas ainda é perceptível o desconhecimento desta tipologia de acervo, rico na sua forma e nos seus ornamentos.

OBJETIVOS

Introduzir às questões referentes aos procedimentos e processos de documentação e registro do patrimônio cultural têxtil eclesiástico, fase preliminar ao contexto de preservação e conservação, compreendendo o conjunto de objetos religiosos em seu aspecto artístico, histórico e museológico, traçando um breve percurso sobre as atuais abordagens desta tipologia de acervo, bem como as convenções estabelecidas pela Igreja Católica Apostólica Romana, de acordo com as entidades de preservação e conservação de patrimônio, como o ICOM e o IPHAN.

PÚBLICO-ALVO

Religiosos, profissionais da área de museologia, historiadores da arte, comerciantes de arte sacra.

MÉTODO DE ENSINO

Aula expositiva e com a discussão de textos e apresentação de estudos de caso, partindo da exposição, da transposição didática e da reflexão dos referenciais bibliográficos, com o intuito de alcançar o objetivo do curso e integrado com o programa a atividade proposta.
Os alunos serão avaliados durante a aula de maneira contínua.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Os Bens Eclesiásticos: fundamentação e apresentação de documentos da Santa Sé.
2. Caracterização e a musealização de objetos de uso litúrgico e religioso.
3. A codificação do rito litúrgico: origem, alterações e a permanência de usos.
4. Tipologia têxtil no uso litúrgico.
5. O processo de documentação. Análise e estudo de caso. Atividade prática.
6. Catalogação. Análise e estudo de caso. Atividade prática.
7. A organização, problemas e soluções. Análise e estudo de caso.
8. Acessibilidade e a difusão. Análise e estudo de caso.

Para maiores informações: museu@salesianos.com.br