© 2015 Museu Salesiano. Todos os direitos reservados.

 

Alameda Dino Bueno 285/353, Campos Elíseos, São Paulo - SP | Brasil CEP:01217-000

+55 11 3337-2916

museu@salesianos.com.br

Atendimento de terça a sexta-feira das 9h às 16h.

Realização

Apoio

Em sua terra como padre

Representação de Dom Bosco em seus tempos de padre.

Na humilde casa:

Como vinte anos atrás, daqueles dois corações puros (Dom Bosco e sua mãe) subiu aos céus a oração da noite. Quando se ergueram da prece, a velha mãe, que se deixara ficar quase sempre silenciosa em todo aquele dia de emoções, tomou entre as suas mãos as mãos do filho e com acento muito grave, e muito doce, falou:

 

"João, agora és padre! Agora dirás missa todos os dias. Lembra-te bem disso: começar a dizer missa é começar a sofrer. Não o perceberás logo, mas um dia, mais tarde, verás que tua mãe tinha razão. Todas as manhãs, tenho certeza, hás de rezar por mim. Não te peço outra coisa. De hoje em diante pensa somente na salvação das almas e não te preocupes absolutamente comigo".

Palavras admiráveis! Esta cena de pura beleza sobrenatural dá-nos realmente a chave de um futuro todo inteiro. Mais tarde, quando o filho nos assombrar com a grandeza de suas realizações, com seu ardor apaixonado para com deus e para com as almas, com sua fé calma e intrépida, então nos lembraremos da mãe, a humilde camponesa de Becchi, a pobre mulher analfabeta, mas de tanta elevação de espírito, a mãe que durante quinze longos anos de pobreza e de provações, lenta e pacientemente formou esse coração sacerdotal.

 

Na quinta-feira seguinte, festa de Corpus Chisti, Dom Bosco cantou missa na terra natal. Os sinos repicaram longamente. Todo mundo se apinhou na grande igreja. “Queriam-me bem – lembrará Dom Bosco – e cada qual se sentia feliz de estar comigo.” Ao saberem que aquele padre tinha sido um pequeno mágico, as crianças arregalam os olhos. Os grandes se lembram dele como companheiro de jogos e de escola. Os mais velhos o tinham visto passar muitas vezes descalço e com os livros na mão.

Capítulos

<< capítulo anterior

Próximo capítulo >>