© 2015 Museu Salesiano. Todos os direitos reservados.

 

Alameda Dino Bueno 285/353, Campos Elíseos, São Paulo - SP | Brasil CEP:01217-000

+55 11 3337-2916

museu@salesianos.com.br

Atendimento de terça a sexta-feira das 9h às 16h.

Realização

Apoio

Acervo

Coleção de Ciências Naturais: a coleção de Ciências Naturais é a coleção que deu origem ao museu há mais de 100 anos. Está dividida em:

TAXIDERMIA

Coleção composta por animais taxidermizados de todas as classes. Os destaques dessa coleção são o peixe voador, a ema, a coruja jacurutu, a família de coati, a sucuri, o pombo da Austrália, o lobo guará e os tamanduás bandeira e mirim. São 234 aves, 35 mamíferos, 6 peixes e 23 répteis. Coleção higienizada e restaurada pelo taxidermista Luiz Antunes.

COUROS E PELES

Coleção composta por couros de sucuri, onça parda e veado doados pelo antigo Museu Dom Bosco, atual Museu das Culturas Dom Bosco, na década de 1990, e também um couro de jacaré. São 4 objetos.  

ÚMIDA

Coleção composta principalmente por serpentes armazenadas em frasco com uma solução de álcool 70%. também fazem parte dessa coleção peixes, órgãos humanos e de outros animais, fetos de animais, escorpião, lagartos, entre outros. São 228 frascos. Coleção higienizada pelo taxidermista Luiz Antunes.

GEOLÓGICA

Coleção composta principalmente por rochas, minerais e fósseis. Todo o acervo mineralógico (minerais) está classificado de acordo com a sua classe química e o acervo petrológico (rochas) por sua gênese. Este acervo por ser muito antigo, datando do século XIX e início do século XX, contém importantes exemplares de minerais de localidades raras que fazem parte da história da mineralogia do país, como por exemplo a Stolzita de Sumidouro, Mariana, Minas Gerais, ocorrência que está completamente exaurida. Destaca-se, ainda, no acervo uma amostra de Ouro Nativo da Mina de Morro Velho, em Nova Lima e amostras de Goethita da famosa localidade de Dom Bosco, em Ouro Preto ambas em Minas Gerais, cujo nome tem ligação direta com o museu. Cerca de 500 amostras. Coleção organizada pelo Me. Paulo Anselmo Matioli.

OSSOS

Coleção composta por esqueletos completos, crânios e dentes de seres humanos e outros animais. O destaque dessa coleção está nos dois esqueletos verdadeiros. Ainda é possível encontrar na coleção esqueletos completos de ema, preguiça, tartaruga e outros animais. São 62 objetos.

ENTOMOLOGIA

Coleção composta por insetos de diversas ordens. Existem nomes de importantes entomólogos na coleção, entre eles o salesiano missionário e cientista João Falco (SDB), descobridor da borboleta da espécie Morphidae: morpho menelaus matossensis, endêmica no Pantanal. São 1643 animais. Coleção higienizada e organizada pelo entomólogio Carlos Campaner.

MALACOLOGIA

Coleção composta por conchas de moluscos. esta coleção ainda não foi trabalhada portanto não se tem maiores informações. São cerca de 200 objetos.

ARQUEOLOGIA

Coleção composta por objetos arqueológicos como pontas de lanças, socador, martelo e machados. São 13 objetos.

LABORATÓRIOS - FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

Coleção composta por objetos utilizados para aulas no espaço do museu e laboratório de ciências naturais. São objetos diretamente relacionados à química, como balão volumétrico, bastão de vidro, becker, tubo de ensaio, pipeta graduada e kits de experiências; à física, como cubos, cones, triângulos e cilindros de madeira, balanças e pesos, ímãs, farol de trânsito, morsa, aerômetro e geradores de van de Graff; e à biologia, como um esqueleto de resina, modelos anatômicos do corpo humano e de órgãos de diversos animais e microscópios. Também compõe a coleção livros, mapas e quadros. Cerca de 1.000 objetos.

Please reload